Há algumas semanas, falei sobre as soluções de cash in / cash out, sobretudo, serviços via aplicativo, oferecidas pela It’sPay. Na ocasião, prometi falar um pouco mais sobre um novo meio de pagamento. Ele já é amplamente utilizado no mercado chinês e tem tudo para conquistar nosso mercado. Estamos falando do sistema de pagamento via QR Code. A It’sPay já oferece essa solução a clientes emissores de cartões de crédito e pré-pagos há mais de um ano. E acredito que essa nova onda vai invadir o mercado.
Como funciona
O sistema simplifica muito as transações de pagamento, uma vez que, dispensa o cartão de plástico. Para isso, ele utiliza um aplicativo de smartphone desenvolvido pela It’sPay que faz a leitura do QR Code. A imagem pode ser impressa ou gerada dinamicamente por um outro aplicativo do lojista, por exemplo. Após informar o valor, o usuário valida a transação. Pode ser via impressão digital, “face id” (se houver um desses recursos) ou digitando a senha pessoal. Pronto: a transação é realizada normalmente e com toda a segurança. Além disso, no mesmo aplicativo o usuário pode consultar o saldo disponível, as últimas transações, faturas mensais etc.
Não precisa da “maquininha”
Para discorrer um pouco mais sobre o assunto, conversei com Danilo Dias, Diretor de Produtos e Inovação da It’sPay. Ele contou que uma das vantagens do sistema QR Code é o favorecimento da rede de aceitação de cartões emitidos por varejistas. São aqueles comumente chamados “cartões de loja”. Agora não é preciso o comerciante comprar ou alugar as famosas “maquininhas” para realizar transações de débito ou crédito.
Danilo é categórico: “este formato tem tudo para ser bastante presente na maneira como o brasileiro paga as suas contas. Afinal, alia facilidade, segurança e economia para quem paga e para quem recebe”, garante. “O Banco Central do Brasil já está atuando no desenvolvimento de um QR Code padrão. Portanto, será parte da infraestrutura de pagamentos instantâneos a ser implantada a partir de 2020”, conta.
Versatilidade do sistema QR Code
Danilo explica que a utilização do QR Code como forma de pagamento é bem versátil e pode ser utilizado de diversas maneiras. Por exemplo, o QR Code é utilizado para identificar o estabelecimento comercial e, desta maneira, o mesmo pode ser encontrado afixado como um adesivo nas lojas, ou impresso em cardápios etc”, exemplifica. Outra vantagem apontada pelo nosso Diretor de Inovação é que o comerciante pode acompanhar com ainda mais simplicidade as vendas em seu computador ou também por um aplicativo específico. Enquanto isso, o consumidor conta com a comodidade e segurança ao utilizar o seu celular para realizar o pagamento sem precisar ter um cartão de plástico”, afirma.
Em suma, nós aqui da It’sPay apostamos muito no rápido crescimento do sistema de QR Code para pagamentos. E você, o que acha? Deixe sua opinião nos comentários. E se tiver alguma dúvida ou sugestão de tema do mercado de meios de pagamento, me conte também!
Um abraço e boa semana!