As campanhas de premiação são estratégias que impactam diretamente na motivação dos colaboradores. Essas ações podem ser implementadas considerando a performance individual ou do grupo e estão baseadas no tripé: engajamento, reconhecimento e recompensa.
Mesmo com todas as vantagens das campanhas de premiação, alguns aspectos jurídicos geravam dúvidas. No entanto, a Lei 13.467/2017 alterou o artigo 457 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Com isso, houve a exclusão do cálculo da remuneração os valores pagos referentes à ajuda de custo, auxílio-alimentação, diárias para viagens, prêmios e abonos, por exemplo.
Anteriormente, se o pagamento de prêmios aos colaboradores fosse feito com regularidade, os valores eram incorporados ao salário. Sendo assim, deveriam ser incluídos nos cálculos de 13º salário, férias, contribuição previdenciária e demais encargos trabalhistas, aumentando os custos da empresa.
De acordo com a legislação atual, “consideram-se prêmios as liberalidades concedidas pelo empregador em forma de bens, serviços ou valor em dinheiro ao empregado ou a grupo de empregados, em razão de desempenho superior ao ordinariamente esperado no exercício de suas atividades”.
A alteração contribuiu para incentivar que as empresas adotem essa estratégia para engajar os colaboradores, uma vez que agora as premiações não incorporam ao salário. Sendo assim, campanhas de premiação proporcionam vantagens em dobro: para o colaborador e para empresa.
Contudo um planejamento bem detalhado é fundamental para a realização das campanhas de premiação. O primeiro ponto a considerar é o cenário da empresa e o clima organizacional e depois definir os objetivos da campanha.
Além disso, conte com uma empresa especializada para que haja mais assertividade e eficácia.
Estruture sua campanha de premiação
Agora, veja como a In Mais Prêmios tem a estrutura ideal para promover campanhas de premiação. A implementação é simples e, são só quatro passos:
- criação da campanha – nessa etapa, a campanha começa a tomar forma. É o momento de criar as regras de participação, premiação e cadastrar o regulamento;
- cadastro da campanha – o suporte da In Mais Prêmios faz o cadastro dos dados da sua empresa, setores e colaboradores no Portal de Campanha AVANCE;
- divulgação da campanha – esse é o momento de promover sua campanha nos canais internos da empresa, como: e-mails, ações de inbound ou endomarketing;
- premiação do colaborador – a empresa escolhe a melhor forma de premiar seu colaborador: cartão de premiação ou Pontos In Mais.
Com o cartão de premiação, os vencedores da campanha ganham um cartão pré-pago da bandeira Elo. Aceito em todo Brasil para compras em lojas físicas e online.
Já com os Pontos In Mais, seus colaboradores são premiados com pontos que não vencem! Use os pontos para pagar contas, resgatar produtos e vales-presente, transferir para uma conta bancária e muito mais!
Motive sua equipe com uma campanha de premiação moderna e flexível e conte com a In Mais Prêmios para promover essa ação!