Foram realizadas 7,1 bilhões transações com cartões, no segundo trimestre de 2021, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). Equivalente a 55 mil por minuto, 53,9% a mais do que no ano anterior.
Por isso, as empresas do setor financeiro estão constantemente investindo em tecnologia e inovação para reduzir as fraudes no uso do cartão de crédito e débito.
Utilizada desde os anos 1960, a tarja magnética era o principal sistema de armazenamento de dados nos cartões. No entanto, esse recurso não armazena os dados com total segurança e possui pouca capacidade de memória, que impossibilita o uso nas funções de crédito e débito simultaneamente. Além disso é de fácil reprodução e clonagem.
Os cartões atuais ainda possuem o design com a tarja magnética. Contudo, a transição para novas tecnologias iniciou há alguns anos e ganhou mais força em 2021.
Com a chegada de cartões com chip e o padrão EMV, tanto a praticidade quanto a segurança dos mesmos passou a ser maior. Pois, fez com que gradualmente a tarja magnética ficasse ultrapassada.
O padrão EMV, desenvolvido pelas empresas Europay, Mastercard e Visa, funciona nas transações com ou sem contato.
Por meio do padrão EMV é feita a comunicação e a interoperação entre o cartão, o terminal e o banco. A cada operação há transmissão de um código único e com a senha do usuário é possível autenticar e aprovar a transação instantaneamente. O que trouxe mais segurança e transparência para o consumidor.
QR Code com Padrão EMV
QR Code é um padrão gráfico bidimensional para codificação de dados. Esses dados podem ser capturados por dispositivos eletrônicos, como câmeras de celulares ou leitores em pontos de venda. Dessa forma, permite a entrada automatizada de dados em aplicativos ou sistemas de processamento de pagamento.
Acompanhando essa tendência, o Banco Central percebeu a necessidade de padronizar o QR Code e criou o BR Code. Baseado no padrão EMV, o BR Code cumpre os requisitos do sistema de pagamentos brasileiro e também é menos vulnerável. Pois, possibilita o armazenamento de múltiplos arranjos em um código QR Code. Arranjos são as regras e procedimentos relacionados a serviços de pagamento.
Aqui, na It’s Pay, contamos com um robusto aporte tecnológico, que alinha as melhores ferramentas em tecnologia de meios eletrônicos de pagamentos.