Além do Programa Material Escolar, já existente, foram implantados os programas Bolsa Alimentação Escolar, Cesta Alimentação, Renda Emergencial e Prato Cheio
O Governo do Distrito Federal (GDF) saiu na frente, desde o mês de março em resposta ao enfrentamento à pandemia do coronavírus. Foi iniciada uma força tarefa para agilizar os programas de assistência de forma emergencial para ajudar as famílias de passavam por dificuldades nesse período.
Foram implantados, além do já existente Programa Material Escolar, os programas Bolsa Alimentação Escolar, Cesta Alimentação, Renda Emergencial, Prato Cheio e o Mobilidade Cidadã. Os auxílios foram instituídos em tempo recorde com o intuito de suporte à alimentação e a outras necessidades básicas.
A resposta rápida foi decisiva para garantir um enfrentamento mais eficaz com relação à adoção do isolamento social. Vale destacar a atuação da subsidiária BRBCARD no processamento desses meios de pagamentos. A agilidade só foi possível graças à utilização dos cartões pré-pagos e pela parceria entre o BRB e a Secretaria de Desenvolvimento Social do DF.
Um dos maiores desafios na implantação do novo programa de Renda Emergencial foi a possibilidade de saques nos terminais de autoatendimento, instalados nas agências do BRB em todo o DF. Para isso, foi necessária a criação de um novo produto, já que até então os cartões eram utilizados somente para pagamento em redes de supermercados e compra de material escolar.
A união das equipes do BRB e BRBCARD permitiu a rápida integração, entrega e ativação dos cartões, que passou a ser feita nas agências do banco. Os serviços técnicos e operacionais desenvolvidos pela BRBCARD foram possíveis graças à existência de contrato firmado através de licitação pública. A plataforma licitada permite o processamento dos cartões pré-pagos de bandeira Visa.
A licitação à época foi vencida pela It’s Pay Tecnologia S/A, que é responsável pelo licenciamento da plataforma de processamento de cartões pré-pagos para a BRBCARD. A It’s Pay atendeu emergencialmente às necessidades da BRBCARD ao implantar produtos em tempo recorde para o processamento de mais de 140 mil cartões para a população carente, suprindo a demanda gerada pela quarentena.