Num contexto de pandemia e com crescimento exponencial de transações financeiras realizadas no mobile e internet banking, os golpes bancários que utilizam engenharia social também registraram aumento.
Segundo levantamento feito pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), houve crescimento de 165% nesse tipo de golpe, no primeiro semestre de 2021 em comparação com o segundo semestre de 2020.
Como são os golpes de engenharia social
Golpes de engenharia social são aqueles em que há manipulação psicológica da vítima para que ela forneça informações confidenciais, como senhas e números de cartões, ou faça transações em favor dos criminosos.
De acordo com o levantamento, houve aumento de 80% nas tentativas de ataques de phishing, fraude que visa obter os dados pessoais do usuário, por meio mensagens e e-mails falsos que induzem o usuário a clicar em links suspeitos. Ou ainda páginas falsas na internet que induzem a revelar dados pessoais.
O golpe do falso motoboy cresceu 65% durante o período da quarentena. Já os golpes do falso funcionário e das falsas centrais telefônicas cresceram 70%. Além disso, a Febraban também afirmou que houve alta de 60% em tentativas de golpes financeiros contra idosos.
De acordo com dados, a cada mês cerca de 3 mil páginas de banco fraudadas são retiradas do ar.
Por isso, para contribuir no combate aos golpes e fraudes, as instituições financeiras investem anualmente cerca de R$ 2,5 bilhões em cibersegurança.
Sendo assim, é necessário promover constantes campanhas educativas. Uma vez que a população ainda não possui o mesmo comportamento de segurança no mundo digital conforme adotado no mundo físico.
Campanhas de Conscientização
Desse modo, a Febraban, mais de 25 bancos associados e a Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) promoveram entre os dias 25 e 29 de outubro a 2ª edição de 2021 da Semana da Segurança Digital.
Com a finalidade de promover a conscientização para uso dos canais digitais de forma segura, com orientações de prevenção contra os principais golpes e fraudes.
Além disso, está sendo veiculada nas TVs abertas e fechadas uma campanha de marketing: Pare & Pense #Pode ser Golpe. A fim de alertar e orientar a população.
A campanha traz informações e dicas para que clientes se protejam contra os golpes de engenharia social.
Proteja-se contra golpes de engenharia social
- Não compartilhe sua senha ou a encaminhe por mensagens. Não utilize números com referências pessoais, como datas de aniversário. Nem números repetidos ou sequenciais, por exemplo: 111111 ou 123456.
- Nunca entregue seu cartão a ninguém. Os bancos não solicitam o envio de cartões e nenhum funcionário vai à sua casa buscar seu cartão.
- Sempre confira o valor na maquininha antes de digitar a sua senha. Nunca informe o código de segurança do cartão. Ao finalizar uma compra, verifique se o cartão devolvido é realmente o seu.
- Ative a função de segurança “autenticação de dois fatores” em suas contas de e-mail e redes sociais.
- Ao receber ligação do banco solicitando para entrar em contato com a Central de Atendimento sob hipótese alguma informe sua senha.
- Confira a origem de mensagens e e-mails que dizem ser do seu banco. Nunca clique em links de promoções muito vantajosas. Lembre-se, o banco não envia e-mails sobre invasão na conta bancária.
- Em compras online, dê preferência a sites de confiança. Sempre confira o endereço no navegador. Use o cartão virtual para efetuar compras na internet.
- Ao pagar boletos, realizar transferências ou PIX sempre confira o nome do recebedor.
- Não envie fotos, vídeos ou capturas de tela da transação. Aguarde pelo comprovante da operação, caso precise compartilhar com alguém.
- Cuidado com o que você compartilha nas redes sociais. As informações podem ajudar bandidos a conhecer seu perfil e comportamento.