A pandemia elevou o volume das compras online, e o peso deste setor no total das vendas de varejo subiu de 16%, em 2019, para 19% no ano passado.
Um relatório da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, UNCTAD apontou que, no total, o comércio eletrônico arrecadou US$ 26,7 trilhões. A Coreia do Sul liderou o crescimento do comércio online, passando de 20,8% em 2019 para 25,9% no ano passado.
Comércio eletrônico e expansão das compras online
O Volume Bruto de Mercadorias das 13 principais empresas de comércio eletrônico aumentou 20,5% em 2020, mais do que tinha crescido em 2019, quando subiu 17,9%, mesmo com a redução. Segundo o chefe da Seção dos Países Menos Avançados da UNCTAD, Rolf Traeger, não foram todas as empresas de comércio eletrônico que se beneficiaram igualmente. Ele explicou que as que tiveram uma expansão nas suas vendas, foram aquelas que se dedicam diretamente ao comércio eletrônico online, sobretudo às dos EUA e da China.
Vendas globais
O relatório aponta que as vendas globais de comércio eletrônico tiveram um aumento de 4% em relação a 2018. Esse valor inclui vendas entre empresas e consumidores e é equivalente a 30% do Produto Interno Bruto (PIB) global, daquele ano. Em 2019 o valor registrado foi de US$ 21,8 trilhões, representando 82% de todo o comércio eletrônico. Contudo, este número inclui vendas em plataformas de mercado online e transações de intercâmbio eletrônico de dados.
Brasil e as compras online
De acordo com os dados da Receita Federal, o faturamento real do e-commerce, descontada a inflação, avançou 37% ante 2019, totalizando um valor recorde de R$ 224,7 bilhões no ano passado. Isso quer dizer que os resultados vêm demonstrando um crescimento do comércio eletrônico o qual se dá à medida que aumenta a confiança do consumidor em transações financeiras online. Sobretudo em um tempo em que as compras presenciais sofrem restrições devido à pandemia da covid-19.
Compras online com cartão virtual
Em meio a esse cenário, a Bank10 implementou uma nova funcionalidades aos seus modelos de Conta Digital: o Cartão Virtual. O cartão virtual – ou Virtual Card Number (VCN) – surge como uma solução para aumentar ainda mais a segurança nas compras online . Este recurso permite compras online sem a necessidade de fornecer o número real do cartão. Portanto o número do cartão virtual e todas as informações importantes como data de validade e código de segurança, são diferentes das informações do cartão físico. Isso significa que o cliente não precisa fornecer o número do cartão físico aos sites de compras.
Além disso, os clientes Bank 10 podem descartar seus cartões virtuais Elo e recriar um novo cartão quantas vezes quiserem gratuitamente. Cada novo número de cartão virtual exclui o antigo, exceto em compras recorrentes. Com essa funcionalidade o cliente dispõe de uma conta digital 100% funcional diminuindo a necessidade do cartão físico.